1821 - Extinção da censura prévia em Portugal, no âmbito da Constituição Liberal, em elaboração.
1833 - Guerra Civil. As forças de D. Pedro IV repelem a ofensiva miguelista nas linhas leste e noroeste do país.
1872 - Portugal assina o Tratado de Comércio com o Império Alemão.
1894 -- Pinto Basto, por Lisboa, e Nicolau de Almeida, pelo Porto, organizam o primeiro "match" (O futebol entra em Portugal através de famílias britânicas), no âmbito dos festejos do quinto centenário do Infante D. Henrique, no Campo Alegre.
1895 - Congresso do Partido Republicano, em Lisboa. É eleito o diretório de Eduardo de Abreu, com Magalhães Lima e Gomes da Silva.
1917 - Nicolau II, czar da Rússia, cede o trono ao seu irmão, que abdica de seguida (15 de março no calendário atual).
1919 - Começa o Komintern, em Moscovo, congresso que dá origem à III Internacional.
1937 - O México nacionaliza a indústria petrolífera.
1941 - II Guerra Mundial. As forças nazis ocupam a Bulgária.
1949 -- Um avião bombardeiro B-50 termina, em Fort Worth, no Texas, a primeira volta ao mundo sem escalas.
1956 - A França reconhece a independência de Marrocos.
1961 - Hassan II sobe ao trono de Marrocos.
1972 - É lançada a nave espacial norte-americana Pioneer-10, com destino a Júpiter.
1977 -- Cimeira dos dirigentes do chamado eurocomunismo, em Madrid. Santiago Carrilho, de Espanha, Georges Marchais, de França, e Enrico Berlinguer, de Itália, definem a aproximação à social-democracia europeia.
1992 - Morre Carlos dos Jornais, poeta repentista, figura típica de Lisboa.
1995 -- Termina a missão na Somália da Força de Manutenção da Paz da ONU.
2001 -- É estabelecido o acordo para a criação da União Africana em 2002.
2005 - Apuramento dos resultados dos círculos da emigração para as Legislativas. O PSD conquista três dos quatro mandatos, o PS fica a cinco votos de eleger o segundo deputado pela Europa.
2006 - É assinado, em São Petersburgo, o protocolo de intenções que permite a criação em 2010, em Lisboa, do terceiro polo europeu do Museu russo Hermitage.
2007 - Os acionistas da Portugal Telecom, reunidos em assembleia-geral extraordinária, rejeitam a desblindagem dos estatutos da empresa, pondo fim à OPA lançada pela Sonaecom.
- Morre, aos 58 anos, o escritor e guionista João Alfacinha da Silva, cujo pseudónimo literário é Alface.
2008 - 108 Milhões de eleitores russos elegem o sucessor de Vladimir Putin na presidência da Rússia. Dmitri Medvedev obtém uma esmagadora vitória com 70,23% dos votos, segundo resultados preliminares.
- O Presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, inicia uma visita ao Iraque. É a primeira visita de um chefe de Estado iraniano ao Iraque desde a Revolução Islâmica que, em 1979, derrubou o Xá, Mohammad Reza Pahlevi.
2009 - O Presidente da República, Cavaco Silva, veta a Lei do pluralismo e da não concentração dos meios de comunicação social, aprovada na Assembleia da República apenas com os votos do PS.
- O violinista português Tiago Santos é um dos vencedores do concurso mundial promovido pelo You Tube para a orquestra sinfónica.
- Presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, é morto a tiro por militares,, um dia depois de um atentado contra o Estado-Maior-General das Forças Armadas. Tinha 69 anos.
2012 - Marysville, cidade dos Estados Unidos, é riscada do mapa, em resultado de cinco dezenas de tornados ocorridos no centro do país.
- Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia decidem, em Bruxelas, conceder à Sérvia o estatuto de país candidato à adesão ao bloco europeu.
- Morre Dalila Pereira da Costa, escritora e ensaísta. Tinha 93 anos.
2013 - Milhares de manifestantes concentrados no Terreiro do Paço, em Lisboa, entoam a canção "Grândola, Vila Morena", de José Afonso, depois de ter sido lido o manifesto do movimento "Que se lixe a 'troika', que organizou o protesto.
- Morre Eduardo Nery, artista plástico que em 2012 foi condecorado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pela sua obra. Timnha 75 anos.
2014 - Alain Resnais, cineasta francês autor do clássico dos anos 60 "Hiroshima Meu Amor", morre aos 91 anos, em Paris.
2017 -- Morre, aos 82 anos, Maria Velez, artista portuguesa que se destacou pelas obras em pintura, gravura e tapeçaria, bem como na área da moda.
===================.
Este é o sexagésimo primeiro dia do ano. Faltam 304 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: "No dia em que o homem se der conta dos seus profundos equívocos, terá terminado o progresso da ciência". Marie Curie (1867-1934), cientista francesa de origem polaca, Nobel da Física e da Química.
Lusa/Fim.
Comentários