Editado em outubro, "Mundo" marcou o regresso de Mariza a estúdio, cinco anos depois de "Fado tradicional", e retoma a parceria da criadora de "Caravelas" com o produtor espanhol, que foi responsável pelo álbum "Terra" (2008).

Em declarações à Lusa, na altura da publicação do novo disco, Mariza afirmou que "Mundo" é "um convite" para o público conhecer melhor o seu mundo, aquilo que é e como evoluiu e se transformou.

"Este CD surge como um convite às pessoas para visitarem o meu mundo, no que me tornei agora, passados 15 anos [do primeiro CD] até este álbum, o que sou, naquilo que me transformei, como vejo agora a música, aquilo que sinto e o que é para mim", sentenciou.

O CD totaliza 14 temas, abre com "Rio de mágoa" e, entre outros, inclui "Saudade solta", "Sem ti", "Sombra" e "Missangas".

Ao repertório de Amália Rodrigues vai buscar os fados "Anda o sol na minha rua" e "Maldição".

Mariza recupera o tema argentino "Caprichosa", de Froilán Aguilar, canta "Alma", de Javier Limón, e uma morna de Vlu, "Padoce de céu azul", que interpreta em crioulo de Cabo Verde e inglês.

Ao palco do Meo Arena, com Mariza, sobem os músicos José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, Pedro Jóia, na viola, Yami Aloelela, no baixo, e Vicky Marques, nas percussões.

NL // MAG

Lusa/Fim