Este registo comparado com o mês de junho, marcado pelo início do plano de desconfinamento gradual após dois meses de estado de emergência para conter a pandemia de covid-19, em que o IPC registou então uma taxa de variação mensal de 0,0%.

A evolução de julho compara ainda com as quedas nos preços de 0,5% em maio e de 0,3% em janeiro e a subida de 0,1% em fevereiro. Em março os preços não tinham sofrido qualquer oscilação e em abril voltaram a descer, 0,3% segundo o INE.

Desde o início do ano (sete meses), a taxa de variação acumulada do IPC continua negativa, refletindo uma quebra global nos preços de 0,5%, um valor 1,7 pontos percentuais inferior ao mesmo período de 2019.

Em julho, ainda segundo o INE cabo-verdiano, o IPC registou uma variação média, no acumulado dos 12 meses, de 1,0%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês anterior.

O Governo cabo-verdiano inscreveu para este ano, no Orçamento do Estado aprovado em dezembro uma previsão para a inflação acumulada de 1,2%. Contudo, devido à crise económica provocada pela pandemia de covid-19, a proposta de Orçamento Retificativo, que entrou em vigor este mês, reduziu a previsão da taxa de inflação esperada para este ano para 1,0%.

Os preços em Cabo Verde aumentaram 1,9% em 2019, segundo dados divulgados em janeiro pelo INE, dentro do intervalo definido pelo Governo.

No Orçamento do Estado de 2019, o Governo inscreveu uma previsão de inflação de janeiro a dezembro de 1,5 a 2,0%.

PVJ // PJA

Lusa/Fim