"Neste momento, apenas Silvério Ronguane depositou a candidatura junto do gabinete de receção. Os outros membros do partido apenas manifestaram publicamente a intenção, mas não passaram disso", declarou à Lusa Maria Virgínia, coordenadora do Gabinete Central do 3.º Congresso do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

O congresso que vai culminar com a eleição de um novo presidente vai decorrer entre 03 e 05 de dezembro e o período de apresentação de candidaturas termina no dia 30 deste mês.

"Têm aparecido apoiantes tanto do secretário-geral do partido [José Domingos] como também do chefe da bancada parlamentar do partido [Lutero Simango, irmão de Daviz Simango], mas oficialmente estas figuras ainda não submeteram as candidaturas", frisou Maria Virgínia

Silvério Ronguane, 51 anos, é deputado, docente universitário e foi cabeça de lista do MDM para o município da Matola nas eleições autárquicas (em 2018), tendo ficado na terceira posição.

Daviz Simango, antigo autarca da cidade da Beira e único presidente do MDM desde a sua criação, em 2009, morreu em 22 de fevereiro por complicações de saúde, durante um internamento na África do Sul.

A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) detém uma maioria qualificada de 184 dos 250 assentos que compõem a Assembleia da República, a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) detém 60 e o MDM seis.

EYAC // LFS

Lusa/Fim