Os reitores exigem ao Governo que cumpra o acordo feito com as universidades, reforçando verbas em 5% para fazer face a novas despesas, como é o caso dos anunciados aumentos salariais.
A medida que isenta de IVA um cabaz de 46 alimentos considerados essenciais entra hoje em vigor, dispondo o retalho alimentar de 15 dias para refletir esta isenção nos preços de venda ao público.
Uma comitiva diplomática dos Estados Unidos no Sudão foi atacada na segunda-feira, mas ninguém ficou ferido, disse hoje o secretário de Estado norte-americano.
A economia da China registou um crescimento homólogo de 4,5% no primeiro trimestre do ano, impulsionada pelo aumento do consumo interno, após as autoridades abandonarem a estratégia de 'zero casos' de covid-19.
Os crimes de pirataria digital provocam prejuízos anuais na ordem dos 200 milhões de euros, "estimativas por baixo" segundo uma associação do setor, que pede mais e melhor repressão e investigação criminal para proteger sociedade, cultura, emprego e PIB.
Aumentar o conhecimento sobre as espécies de mamíferos do continente e saber quais as mais ameaçadas e as estáveis são dois dos principais objetivos do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental, que é hoje apresentado.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 prometeram hoje que os países fornecedores de assistência à Rússia, no âmbito da guerra na Ucrânia, vão pagar "um preço alto".
O ministro das Relações Exteriores do Brasil defendeu na segunda-feira as relações do país com Moscovo, rejeitando as críticas norte-americanas de que Brasília está a fazer "eco da propaganda russa" sobre o conflito na Ucrânia.
A perceção dos utentes quanto à evolução do Serviço Nacional de Saúde na última década é positiva, mas esta ideia não é acompanhada pelo julgamento que fazem dos tempos de espera para consultas, exames e urgências, que consideram ter piorado.
O investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2022 permitiu um retorno de 7,8 mil milhões de euros para a economia, graças ao impacto dos cuidados de saúde no absentismo e na produtividade, conclui um estudo hoje divulgado.
Treze sindicalistas franceses foram hoje detidos após um dispositivo de gás que transportavam ter explodido no exterior da Prefeitura da região de Marselha, França, divulgaram as autoridades locais.
Um 'bis' do português Diogo Jota e outro de Mo Salah ajudaram hoje o Liverpool a regressar aos triunfos na Liga inglesa de futebol, em Leeds (6-1), no encerramento da 31.ª jornada.
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Eli Cohen, conversou hoje com o homólogo chinês, Qin Gang, a quem pediu que usasse a sua influência sobre o Irão para "impedi-lo de obter capacidades" nucleares.
O Vizela empatou hoje 1-1 na receção ao Boavista, no jogo de encerramento da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com os dois golos da partida a serem apontados na segunda parte.
O Prémio Pessoa/2022, no valor de 60.000 euros, foi hoje entregue ao poeta João Luís Barreto Guimarães, que no seu discurso de agradecimento afirmou que seria um nome "improvável" para o receber.
Os eurodeputados responsáveis pela elaboração da futura lei sobre inteligência artificial apelaram hoje à presidente da Comissão Europeia e ao presidente norte-americano para convocarem uma cimeira internacional para regular sistemas tecnológicos como o ChatGPT.
O chefe de Estado português lembrou hoje posições do Brasil na ONU sobre a guerra na Ucrânia até fevereiro, já com Lula Presidente, "ao lado de Portugal, da UE, dos EUA, da NATO, contra a Federação Russa".
O Governo prevê um agravamento dos encargos com juros nos próximos anos, apontando para 5.895 milhões de euros este ano e para mais de 7.300 milhões de euros no próximo, segundo o Programa de Estabilidade, hoje conhecido.
O Tribunal Centro-Americano de Justiça propôs ao Conselho de Segurança das Nações Unidas incorporar o português como idioma oficial da organização, a par do inglês, espanhol, francês, chinês, russo e árabe, disseram hoje à Lusa fontes oficiais.
As principais medidas de política previstas pelo Governo têm um impacto negativo no saldo orçamental de 4.663 milhões de euros este ano e de 5.961 milhões de euros em 2024, segundo o Programa de Estabilidade enviado ao parlamento.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou hoje "não ser surdo" à contestação da reforma do sistema de pensões, que insiste ser "necessária", e anunciou novas medidas para melhorar a situação laboral no país, incluindo salários.
Pelo menos 185 pessoas morreram e 1.800 ficaram feridas nos combates no Sudão, que começaram no sábado, disse hoje o enviado especial das Nações Unidas para aquele país, Volker Perthes.