Passaram já três anos desde que os fundadores da 'startup' Mater Dynamics, sediada no Porto, desenvolveram o "QStamp", um sensor inteligente que alocado a uma embalagem, consegue captar e transmitir informação sobre variáveis externas, como a temperatura, luz e humidade, aos produtores e retalhistas.
A tecnologia, que começou por ser uma "embalagem inteligente" direcionada para o setor retalhista alimentar e farmacêutico, rapidamente começou a ser procurada por outros "setores", contou hoje à Lusa, Tiago Cunha Reis, um dos fundadores da empresa de base tecnológica em fase de desenvolvimento.
"Foram-nos feitos desafios por diferentes setores, aliás, neste aspeto foram os nossos próprios clientes que usaram a nossa tecnologia para diferentes aplicações", afirmou Tiago Cunha Reis, dando como exemplo os proprietários de restaurantes que passaram a utilizar a tecnologia para "gerir melhor os seus produtos alimentares".
Em declarações à Lusa, o responsável afirmou que, desde que a tecnologia "foi melhorada e otimizada", já venderam mais de 80 mil unidades, estando atualmente presente em cinco mercados europeus: Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Bélgica.
"Hoje em dia, o que a Mater Dynamics faz não é só embalagens inteligentes, mas utilizar esta tecnologia de base para tornar qualquer objeto não eletrónico inteligente, por exemplo, ao ser colocado numa cadeira pode ajudar a operação de gestão de um restaurante, uma vez que pode sentir se uma pessoa está sentada ou não", explicou.
Segundo Tiago Cunha Reis, a partir do segundo semestre de 2020, esta tecnologia, que é uma "espécie de microcomputador em formato papel", vai estar disponível para os consumidores.
"Queremos abrir a tecnologia a toda a comunidade e não só às empresas, é esse o nosso principal objetivo", revelou, adiantando que, numa primeira fase o produto vai estar disponível 'online' e, posteriormente, deverá ser colocado à venda nas grandes superfícies comerciais.
À Lusa, o fundador da 'startup' explicou que o processo de monitorização da informação será feito através de uma aplicação de telemóvel, onde o "sensor" ao ser emparelhado com o telemóvel, permite ao utilizador obter dados sobre o objeto / produto.
Para o próximo ano, além de quererem "aproximar" a tecnologia dos consumidores, os fundadores da Mater Dynamics pretendem "consolidar posição" nos cinco mercados europeus onde estão presentes e "alavancar" o mercado alemão e holandês.
"Olhamos para a Holanda porque é um país muito importante ao nível da gestão de serviços e, para a Alemanha porque é um país com uma importante integração da tecnologia”, concluiu.
Para além de Tiago Cunha Reis, a ‘startup' foi fundada por Ana Machado, contando com mais seis elementos, com formações desde a química à eletrónica.
Um ano após a sua fundação, a Mater Dynamics conquistou o prémio PT Inovação (antecessor do atual AIIA - Altice International Innovation Awards) e a distinção Born from Knowledge (BfK), uma iniciativa da Agência Nacional de Inovação.
Além disso, a ‘startup’ recebeu ainda cerca de 10 prémios internacionais de inovação na Europa e na Ásia.
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