
Luc Tuymans, considerado pela organização “um dos mais relevantes nomes da pintura atual” e convidado de honra do congresso deste ano, estará à conversa com o comissário Miguel Von Hafe Pérez “sobre o lugar da pintura, nomeadamente ao nível da investigação, do ensino, da difusão e da prática, no contexto europeu”, segundo nota de imprensa.
Como recorda a organização do evento, Tuymans dedica-se à pintura figurativa desde meados da década de 1980. As suas obras tratam de questões ligadas ao passado e à história mais recente, e abordam temas do quotidiano através de um conjunto de imagens apropriadas das esferas pública e privada – da imprensa, da televisão, da internet.
O congresso, que contará com “quatro dias intensos de comunicações, debate e interação entre professores universitários, investigadores, estudantes, artistas e interessados na pintura”, entre os dias 08 e 11 de abril, irá reunir cerca de 80 oradores originários de diversos contextos, desde os Estados Unidos da América até Israel.
No dia 09, estão previstas sessões da curadora e crítica Lee Weinberg, que apresentará uma sessão sobre a relação entre a Inteligência Artificial e a pintura; e de Michael Rogers, que apresenta o seu trabalho como investigador, artista e professor em escolas no Japão, Europa e Estados Unidos da América.
Pedro Calapez, “um dos mais destacados pintores a atuar em Portugal”, será o terceiro orador principal e apresenta uma súmula da sua obra, no dia 10.
Entre os oradores participantes, a organização destaca João Paulo Queiroz, Antonio Garcia López, Marta Borgosz e Wojciech Pukocz, Kukka Paavilainen, Ian Hartshorne, Graciela Machado e Maria Bochicchio, entre outros.
O ICOCEP é organizado pelo Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Comentários