Salvador Sobral e "Amar pelos dois", com letra e música da sua irmã, Luísa, en(cantaram) a Europa. E as saudações vêm de todo o lado, com o Twitter a fazer as vezes de postal de parabéns.

"Votem em Salvador", escreveu e pediu Caetano Veloso num vídeo publicado na rede social. Gesto não passou ao lado do jovem músico português, que em plena Eurovisão, numa entrevista concedida à RTP minutos depois da consagração, disse que isso "vale mil vezes mais do que esta coisa [o prémio]. Esse vídeo do Caetano seria impensável e deixa-me super feliz".

Também corria a votação e JK Rowling, autora da saga Harry Potter, que viveu em tempos em Portugal, dizia que o seu "favorito" era Salvador. Mais tarde, a escritora deu os parabéns a Portugal, "como alguém que ainda consegue cantarolar 'Amor d'água fresca'".

Já em solo nacional, o primeiro-ministro não tardou a reagir. Para António Costa "fez-se História em português".

A atriz portuguesa Daniela Ruah, atualmente a viver nos EUA, também esteve atenta ao festival e não deixou de celebrar de forma efusiva a vitória de Salvador.

Também no Instagram reagiram outros artistas e personalidades nacionais, entre eles, o apresentador Daniel Oliveira, a cantora Áurea, a apresentadora Fátima Lopes, o ator e humorista César Mourão, o músico Diogo Piçarra, Tony Carreira, entre muitos outros.

"Amar pelos dois" obteve 758 pontos na votação combinada dos júris nacionais e do público, na final do festival da Eurovisão disputada em Kiev.

Com este tema, "Amar pelos dois", Portugal regressou à Eurovisão, após um ano de ausência, onde se estreou em 1964. Até à data, a melhor classificação portuguesa no concurso tinha sido um sexto lugar em 1996, com a canção “O meu coração não tem cor”, interpretada por Lúcia Moniz. Já a última vez que Portugal competiu numa final do Festival Eurovisão da Canção foi em 2010.

Este ano, assinalou-se a 62.ª edição do concurso, tendo Portugal falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

A final do Festival Eurovisão da Canção foi disputada por 26 países.

Os países que participaram na final do Festival Eurovisão da Canção 2017 foram Portugal, Moldávia, Azerbaijão, Grécia, Suécia, Polónia, Arménia, Austrália, Chipre, Bélgica (apurados na primeira semifinal), Áustria, Roménia, Holanda, Hungria, Dinamarca, Croácia, Noruega, Bielorrússia, Bulgária, Israel (apurados na segunda semifinal), França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido (os denominados 'Cinco Grandes') e a Ucrânia.

(Notícia corrigida às 13h44: retirado o tweet de Meryl Streep, que é da página de fãs e não da página oficial da atriz) 

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.