A construção da Casa Branca, concebida por James Hoban a pedido de George Washington, começou em Outubro de 1792. A Casa tem 132 divisões, organizadas em três secções: a ala este e oeste, e a residência, onde mora a família presidencial.

O edifício está em parte aberto ao público e atrai milhares de visitantes por dia. A ala Oeste - "The West Wing" - é o centro do poder: os escritórios dos colaboradores e responsáveis pela segurança do presidente e o "Cabinet Room" onde se realizam as reuniões ministeriais. Também é nesta ala que está o "Situation room" para a gestão de crises, de onde Barack Obama supervisionou por exemplo a captura de Osama Bin Laden, em 2011, no Paquistão.

A sala oval, o gabinete presidencial, está também nesta ala. Debaixo da Casa Branca podemos encontrar um centro de comando subterrâneo, conhecido como "Presidential Emergency Operation Center", onde o presidente e os seus colaboradores mais próximos se podem refugiar em caso de urgência.

Na Casa Branca, o presidente deve estar em perfeita segurança. Um número não divulgado de agentes dos "serviços secretos" e de atiradores de elite protegem o local e respectivo perímetro 24 horas.

Mas os incidentes não são raros. Em 1994, um pequeno avião despenhou-se no relvado da residência. O piloto morreu. Várias pessoas dispararam contra o edifício em várias ocasiões ao longo dos anos. Em 2014, um homem armado de uma faca conseguiu mesmo entrar na Ala Este, antes de ter sido capturado.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.