A pandemia trouxe um novo desafio à Web Summit que, desde de 2015, se tem realizado em Lisboa. Se até aqui as dificuldades passavam pela logística e tecnologia necessárias para receber 70 mil visitantes, este ano o desafio passou por manter realizar o evento em plena pandemia e, consequentemente, em segurança. Assim sendo, os dias 2, 3 e 4 de dezembro trarão uma Web Summit diferente das anteriores, com todas as suas atividades como palestras, workshops, networking, entre outras coisas, a serem realizadas de forma totalmente online.

Como vai funcionar?

Para este novo formato a organização do evento, que este ano conta com mais de 100 mil participantes e 800 oradores, criou uma experiência a que chamou de two-screen experience (experiência de dois ecrãs). Assim, cada participante terá acesso a duas aplicações, uma para telemóvel, outra para web browser (navegador no computador), sendo que só é possível ter acesso à segunda através da primeira.

O objetivo é que se possa assistir a palestras ou uma das muitas outras atividades num ecrã, o do computador, ao mesmo tempo que é possível conectar-se com outras pessoas ou entidades, consultar calendário ou procurar contactos, no outro ecrã, o do telemóvel.

Primeira vez na Web Summit? Aqui ficam algumas dicas

  • Para procurar contactos na app do evento, sejam eles de pessoas ou empresas, pode filtrar por aquilo que procura, como a área de negócio, tipo de empresa ou localização
  • No caso da pesquisa de empresas pode ainda filtrar por entidades que estejam a recrutar ou a fazer pitches
  • É possível exportar todas as informações de contacto das conexões feitas durante o evento para o seu e-mail
  • Por último, se não teve possibilidade participar ou de de assistir às conferências, pode aceder a algumas no canal de Youtube da Web Summit

A organização procurou replicar parte da experiência que o evento físico proporciona e, para isso, criou novas funcionalidades como a possibilidade de comentar aquilo que se está a ver e assim, iniciar discussões que, por sua vez, possam dar origem a novos contactos.

Adicionalmente, o algoritmo da aplicação para web browser vai possibilitar juntar duas pessoas que revelem os mesmos interesses e colocá-las a conversar durante três minutos, através de uma funcionalidade intitulada Mingle. Findos esses três minutos, o algoritmo encontrará uma outra pessoa para outros três minutos de conversa e assim sucessivamente.

Outra das novidades é o facto de continuar a ser possível “visitar” os espaços das várias empresas presentes e até conversar com membros das suas equipas (online, claro).

O que ver?

Nos anos anteriores, o evento físico, que decorria na FIL e Pavilhão Atlântico, dividia as suas atividades por pavilhões, ficando cada pavilhão associado a um tema. À semelhança dessa estrutura, o evento online terá 5 canais, que funcionarão como uma espécie de pavilhões online. Cada canal terá palestras, workshops, sessões de perguntas e respostas, pitch, fireside talks (conversas informais com duas a três pessoas). Com o que é que pode contar em cada um dos canais? Seguem abaixo algumas sugestões:

Channel 1 – Centre [Canal 1 – Centro]

Este é considerado o canal central da programação do evento e propõe uma mistura de conferências e palestras sobre a forma como várias indústrias podem ser impactadas pela tecnologia. Especialistas em medicina, publicidade, política, entretenimento, entre outros, vão falar da forma como a tecnologia irá definir o mundo para futuras gerações.

Para além disso, decorrerá aqui a cerimónia de abertura, às 12h00, iniciada pelo fundador e CEO Paddy Cosgrave, e seguida pelo Primeiro-ministro, António Costa e o Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

No mesmo dia pelas 12h10, falar-se-á ainda da visão que a atual Presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, tem da Europa. No dia seguinte, dia 3, pelas 16h50 poderemos ouvir Renata Quintini, da Renegade Partners, e Tim Draper, da Draper Associates, representantes de duas das maiores empresas de capital de risco do mundo, sobre onde os investidores estão a investir num período como aquele que estamos a passar.

Para além disso, passarão ainda por este canal nomes bem conhecidos do público em geral, como é o caso do realizador Ridley Scott (que dirigiu filmes como Blade Runner, Alien ou Gladiador), Aaron Paul e Bryan Cranston (atores que protagonizaram a série "Breaking Bad" e que criaram uma marca de mezcal) ou a atriz Gwyneth Paltrow, fundadora da marca de lifestyle goop.

Channel 2 – Creators [Canal 2 – Criadores]

Este canal receberá mentes criativas de todo o mundo e ligadas a diversas áreas, que irão discutir e apresentar formas de proteger ou impulsionar a criatividade num mundo cada vez mais definido pela tecnologia. Assim, entre outras coisas, poderemos ouvir Scott Belsky, Chief Product Officer na Adobe a falar da criatividade como o verdadeiro capital na era do teletrabalho (2 dezembro, 17h50) ou futebolista do Tottenham, Eric Dier, conhecido pelas competências que usa no relvado (Pitch em inglês), irá mostrar competências noutro Pitch [apresentação rápida de um negócio ou produto, com a intenção de “vender”] com o seu novo negócio Spotlas (2 Dezembro, 19h40).

Outro dos principais pontos de interesse será o treinador José Mourinho, que irá receber o prémio de inovação no Desporto neste canal no dia 3 de dezembro, pelas 15h00.

Channel 3 – Society [Canal 3 – Sociedade]

No canal dedicado aos tópicos emergentes da sociedade atual, líderes e decisores políticos de todo o mundo falam do ano atípico que vivemos. Como pode a tecnologia ajudar a ultrapassar os muitos desafios que se vivem hoje?

A título de exemplo, neste canal será possível ouvir o Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, sobre como tornar as cidades mais saudáveis, mais sustentáveis e mais coloridas (3 dezembro, 14h35); ou assistir a uma  conferência sobre como pequenos negócios se podem manter (4 dezembro,16h00), com o fundador e CEO da empresa Melio, uma empresa que oferece um ferramenta de faturação e gestão de tesouraria direcionados para pequenos negócios.

Teremos ainda Ruth Andrade, Diretora de Sustentabilidade da Lush, a conversar com Brian Collins (Fundador e Chief Creative Officer da Collins) e com Pia Heidenmark Cook, Chief Sustainability Officer do Ikea, a falar sobre a necessidade de retrabalhar o tema sustentabilidade enquanto marca.

Channel 4 – Builders [Canal 4 – Construtores]

Este será um canal que vai reunir programadores, data scientists, fundadores de empresas e CEO's globais para conversas sobre o futuro da tecnologia e dos negócios.

Aqui será possível conhecer a história do conhecido DJ David Guetta durante a pandemia (2 dezembro, 15h45) ou a do CEO da startup Freshworks que se transformou num unicórnio [empresa avaliada em mais de mil milhões de dólares, cerca de 834 milhões de euros] (2 de dezembro pelas 20h05).

Chanel 5 – Portugal [Canal 5 – Portugal]

Este ano, a Web Summit terá um canal dedicado às principais vozes portuguesas em vários setores de atividade e que falarão do papel de Portugal na comunidade global de tecnologia.

Assim, poderemos assistir à conversa entre Stephan Morais, investidor e diretor geral da Indico Capital Partners (uma das maiores empresas de capital de risco portuguesas), Sofia Santos, Partner na Faber (outra das maiores empresas de capital de risco em Portugal) e o repórter Diogo Ferreira Nunes, sobre o tipo de negócios e industrias que terão mais probabilidades de sucesso na procura de investimento em 2021 (2 dezembro, 15h25).

Será também neste canal que serão anunciados os vencedores do AI Moonshot Challenge, um concurso que procura ideias disruptivas que aliem dados de satélite e Inteligência Artificial e permitam a deteção de plástico nos Oceanos (3 dezembro, 17h00). No último dia (4 de dezembro), teremos também, o Ministro da Economia, Siza Vieira (14h00), o jogador de futebol Ricardo Quaresma (14h10), o diretor da Startup Portugal, João Borga (16h50) e a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques (17h25).