O Ministério defende que estão em causa aeronaves pertencentes ao Estado afegão e que “o seu lugar legítimo é no Afeganistão”.

“O povo afegão tem o direito soberano de defender o seu país e deve ter acesso aos seus recursos militares”, afirmou o Ministério, que considera “inaceitável” a transferência dos helicópteros para os Estados Unidos, segundo a agência de notícias afegã Bajtar.

Cabul pede assim aos Estados Unidos que facilitem o regresso dos helicópteros em respeito pelo povo afegão.

O Afeganistão reage desta forma ao recente anúncio do Uzbequistão de que entregou sete helicópteros de combate Black Hawk, de fabrico norte-americano, aos Estados Unidos.

As antigas autoridades afegãs tinham enviado os helicópteros para Tashkent perante o avanço dos talibãs sobre Cabul.