O Alojamento Local tem sido um dos principais responsáveis pela dinamização do mercado imobiliário e consequentemente, pela retoma económica do país. Por outro lado, de dia para dia são solicitados novos pedidos um pouco por todo o país, um crescimento que coloca premente a necessidade de criação de regulação face aos impactos que provoca no mercado da habitação e do arrendamento, no setor do turismo tradicional, no ordenamento do território e no urbanismo e nas alterações que implica nas relações de condomínio.

É neste quadro que a Ordem dos Advogados Portugueses organiza a conferência “Alojamento Local: Tensões e Desafios”, que se realiza hoje, 14 de março, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Helena Roseta, deputada e autora do projeto de lei de bases da habitação em debate na AR, Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal, que abordará o impacto do AL fora das grandes cidades, António Frias Marques, presidente da Associação Nacional dos Proprietários (o AL em frações de condomínio), António Machado, Secretário-geral da Associação de Inquilinos Lisbonenses, Alfredo Campos Costa, Rodrigo Pinto de Barros, Presidente da APHORT, Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração Turismo, Alfredo Campos Costa, Chefe do Núcleo de Engenharia Sísmica do LNEC (reabilitação de edifícios no risco sísmico de áreas urbanas) são alguns dos oradores nesta reflexão e discussão da atual realidade do Alojamento Local.

O impacto do Alojamento Local na comunidade estudantil desloca (Margarida Pereira, Professora da FCSH da Universidade Nova de Lisboa), a tributação (António Gaspar Schwalbach, Advogado e Vogal do Conselho Geral da AO) e um debate sobre os resultados do estudo Barómetro do Alojamento Local em Portugal, 2018 (Mafalda Patuleia, Diretora do Departamento de Turismo da Universidade Lusófona) são outros dos temas em discussão.

“Alojamento local, ordenamento do território, urbanismo e construção”, “Alojamento local e cidades”, “Alojamento local e turismo” e “Alojamento local e direitos” são os quatro temas tratados.

Bastonário da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo fará a abertura da conferência que se insere no âmbito do Ciclo de Conferências de São Domingos.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.