O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, visitará Moscovo, na Federação Russa, no dia 26 de abril, onde irá encontrar-se com o Presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo nota enviada pelas Nações Unidas, Guterres terá em Moscovo uma reunião de trabalho e um almoço com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, e será recebido pelo Presidente Vladimir Putin.

Esta será a primeira vez que António Guterres se encontra pessoalmente com Vladimir Putin desde que começou a invasão da Ucrânia, em fevereiro.

Na terça-feira, Guterres pediu uma pausa humanitária de quatro dias na guerra na Ucrânia, por ocasião da Páscoa ortodoxa, visando a abertura de uma série de corredores humanitários em território ucraniano.

Numa declaração junto à sede da ONU, em Nova Iorque, Guterres lembrou que ucranianos e russos iriam celebrar a Páscoa dentro de dias, um feriado que une os cristãos ortodoxos dos dois países, lamentando ainda que a celebração esteja a ser marcada por "uma guerra que representa a negação total da mensagem da Páscoa".