Sendo à partida imparcial, a apreciação apreciação das agências de notação é útil para os investidores: a nota atribuida informa-os sobre os riscos que correm caso queiram emprestar dinheiro a um determinado agente, e sobre a sua capacidade ou vontade de pagar a dívida.

Depois de reunir com os membros da administração fiscal, de um estudo minucioso e de uma reunião do comité de notação, a agência atribui uma nota. Esta tem por base vários factores económicos e políticos.

Uma nota pode ser reduzida por vários factores, como perspectivas de crescimento inquietantes, ou falta de eficácia de um plano de capital.

Uma nota degradada traduz-se no aumento de taxas de juros para os Estados ou empresas, o que significa que quando quiserem pedir dinheiro emprestado, financiar-se, isto vai sair-lhes mais caro.

Sendo cada vez mais incontornável para o funcionamento da economia, a maioria dos estados e empresas retribui as agências por este serviço, sendo que isso representa cerca de 90% do seu volume de negócio.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.