Antes de acionar o artigo 50, a primeira-ministra britânica Theresa May reuniu-se ontem com a líder escocesa Nicola Sturgeon para apelar à união do Reino. O encontro faz a capa da edição de hoje do Daily Mail e está causar polémica com muitos a acusar o tablóide de sexismo.

Na manchete, o jornal urge os leitores a "esquecer o brexit" e a determinar "quem venceu o legs-it", num trocadilho focado na figura física de ambas as líderes. Para além da capa, no artigo respeitante à mesma, o Daily Mail utilizou mais frases consideradas problemáticas, como "as melhores armas de que dispõem [Sturgeon e May] são aqueles alfinetes".

Num texto seu, a colunista Sarah Vine afirmou que "as pernas de Sturgeon pareciam flertar mais, tentadoramente cruzadas... uma tentativa direta de sedução". A capa, partilhada no Twitter na noite de segunda-feira, foi de imediato criticada não só pela população em geral como pela classe política britânica.

Enquanto o porta-voz de Theresa May anunciou que não iria prestar declarações sobre a capa da publicação, o gabinete de imprensa da primeira-ministra escocesa respondeu à capa página do tablóide, com recurso ao humor. "O 'Brexit' poderá fazer o Reino Unido regredir até à década de 70, mas não era preciso que fosse a cobertura noticiosa a liderar esse processo", disse o porta-voz de Sturgeon, citado pelo jornal britânico The Guardian.

Entre os primeiros a criticar a manchete do Daily Mail contam-se as deputadas Harriet Harman e Yvette Cooper, do Partido Trabalhista. Alastair Campbell, antigo assessor de imprensa de Tony Blair, referiu-se ao jornal como "escumalha" e pediu a todos os que virem uma cópia desta edição para "a rasgar". Ed Miliband, antigo líder trabalhista, escreveu nas redes sociais que "os anos 50 ligaram e pediram a sua manchete de volta".

Já o líder dos trabalhistas, Jeremy Corbyn, considera-a vergonhosa e sexista.

A capa, que fazia referência às conversações entre as líderes sobre o impacto do Brexit, em Glasgow, foi ligeiramente alterada na Escócia, com a edição escocesa do Daily Mail a utilizar a mesma fotografia mas com uma manchete diferente: "Que gelo! Os segredos da conversa entre Nicola e a primeira-ministra".

Versões alternativas não demoraram a surgir.

Há ainda quem a tenha "consertado".

[Notícia atualizada 22h13]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.