"Nas propostas que temos, muito concretamente em termos da formação dos jovens, defendemos a criação da universidade pública de Viseu. Entendemos que o Politécnico tem condições para poder, a partir das suas escolas, constituir a universidade pública de Viseu", sustentou.

Durante uma ação de divulgação de propostas para a juventude junto de escolas secundárias, Filomena Pires sublinhou que o número de doutorados no IPV é superior àquele que existe em algumas universidades.

"É um facto que os alunos, por vezes, não escolhem o IPV porque não é uma universidade. O IPV tem sido um equipamento extraordinário para trazer jovens a Viseu, mas poderia ser ainda mais potenciado", acrescentou.

À entrada da Escola Secundária Viriato, onde é docente, Filomena Pires foi distribuindo alguns panfletos aos alunos, alguns já com idade para votar.

"Como faço para saber onde vou votar?", questionou uma das alunas, que se aprontou a escrever o endereço do sítio da internet onde poderá consultar o local de recenseamento.

A candidata da CDU aproveitou a ocasião para destacar que o governo central tem feito "um fraco investimento" na educação.

"Cabe ao município exercer pressão para que as condições em que os jovens trabalhem sejam as melhores, nomeadamente ao nível dos edifícios", apontou.

No lote de propostas para a juventude, a CDU mantém uma proposta que já sugeriu em Assembleia Municipal, que passa pela criação de uma bolsa de casas, em número suficiente e com rendas acessíveis, para os jovens casais.

Para esta bolsa sugere a inclusão de casas do Bairro Municipal, conhecido por Bairro da Cadeia, que diz que tem várias habitações fechadas e degradadas.

Filomena Pires avançou que entre as suas pretensões estão também a construção de uma piscina olímpica pública, já que "a piscina pública tem profundidade, mas não tem extensão" e "a piscina privada tem extensão, mas não tem profundidade".

"Tendo em consideração os excelentes resultados dos atletas federados que temos em Viseu, gente dedicada que leva o nome de Viseu muito para além da região, merecem condições de treino que não existem", concluiu.

Na ‘corrida' à presidência da Câmara de Viseu estão o atual presidente, Almeida Henriques (PSD), Lúcia Araújo Silva (PS), Paula Jacinta Amaral (CDS-PP), Filomena Pires (CDU), Fernando Figueiredo (BE) e Carolina Almeida (PAN).

As eleições autárquicas realizam-se a 1 de outubro.