O órgão máximo do CDS-PP entre congressos reuniu-se na sexta-feira à noite, tendo como único ponto da agenda a aprovação de coligações autárquicas, que os centristas lideram em Campo Maior (CDS/PSD/PPM), Barrancos (CDS/PSD), Cuba (CDS/PSD), Figueira da Foz (CDS/PPM), Marinha Grande (CDS/PPM), Viana do Castelo (CDS/PPM), e Ponta Delgada (CDS/PPM).
Os conselheiros nacionais aprovaram também 33 alianças pré-eleitorais encabeçadas pelo PSD e uma pelo PPM, no Corvo, Açores.
Entre as coligações lideradas pelo PSD, em 22 a aliança é somente com o CDS: Estarreja, São João da Madeira, Aljustrel, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Serpa, Vidigueira, Vieira do Minho, Montemor-o-Velho, Vila Viçosa, Odivelas, Ponte de Sor, Crato, Penafiel, Trofa, Vila Nova da Barquinha, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Melgaço, Alijó, Cinfães e Horta.
Foram também aprovadas seis coligações PSD/CDS/MPT/PPM, na Mealhada, Coimbra, Olhão, Sintra, Vila Franca de Xira e Penalva do Castelo; três em que se juntam PSD/CDS/MPT, em Alcanena, Alpiarça e Chamusca; e duas de coligação PSD/CDS/PPM, em Oeiras e Soure.
O Conselho Nacional validou ainda 11 coligações a Assembleias de Freguesia, oito lideradas pelo PSD e três encabeçadas pelo CDS-PP.
O PSD lidera em coligação com o CDS em Vila Nova de Tazem, União de Freguesias de Parceiros e Azóia, Regueira de Pontes, Maceira, Coimbrão, Arrabal, Bidoeira de Cima e União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça.
À União das Freguesias de Ermida e Figueiredo, e Santa Eufémia e Boavista, o CDS-PP lidera com o PSD e em Sousel com o PPM.
O Conselho Nacional centrista tem vindo a aprovar as alianças autárquicas para as eleições de 01 de outubro desde 17 de maio, altura em que aprovou 37 coligações, incluindo Lisboa com MPT e PPM, que é protagonizada pela líder, Assunção Cristas.
A 7 de junho houve nova reunião, com os conselheiros nacionais a aprovarem 64 coligações.
Comentários