
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) vão estar a partir das 00:00 e até às 15:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de sábado sob aviso amarelo devido às previsões de chuva e vento direção de nordeste, com rajadas que poderão atingir os 90 quilómetros por hora.
Aquelas duas ilhas vão estar também sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 12:00 de sábado por causa da agitação marítima com previsão de ondas de nordeste com seis metros.
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para o grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) devido às previsões de vento, direção de nordeste, com rajadas até 90 quilómetros por hora, até às 15:00 de sábado, e agitação marítima com ondas de nordeste com seis metros, também até às 15:00 de sábado.
De acordo com o IPMA, o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido quando há uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.
Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção.
A Proteção Civil dos Açores recomenda o reforço das amarrações das embarcações, a mudança para local seguro e especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.
Desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira mar.
Recomenda a consolidação de telhados, portas e janelas e a limpeza dos sistemas de drenagem das residências.
Não circular sem necessidade tendo em conta a eventual formação de lençóis de água ou queda de muros ou taludes está também entre as recomendações da Proteção Civil.
Comentários