Segundo a polícia municipal de Barcelona, o protesto de hoje no centro da capital catalã reuniu cerca de 2.000 polícias, entre elementos dos Mossos d’Esquadra e agentes locais.

O protesto, encabeçado por uma faixa onde se lia “Por uma segurança pública”, serviu para os polícias reclamarem mais apoio institucional para a profissão, por considerarem que os profissionais têm sido descredibilizados nos últimos meses, escreve a agência espanhola EFE.

No manifesto divulgado sobre este protesto, os polícias queixam-se da “constante politização da profissão” e da “falta de coragem política para defender o corpo dos Mossos d’Esquadra, a polícia local, os guardas municipais e os guardas urbanos”.

Os sindicatos consideram que “a situação é insustentável”, com falta de recursos, “claro esgotamento” dos profissionais e ausência de apoio político.

Na sexta-feira, o presidente da Generalitat, Pere Aregonès, reconheceu publicamente que, no caso dos Mossos d’Esquadra, os agentes enfrentaram “situações muito complexas” nos últimos meses, por causa da pandemia e de “alterações sociais e económicas”.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.