Pelo menos 100 pessoas estão desaparecidas após o colapso de uma barragem no Laos, escreve a Reuters.

As autoridades estão a usar barcos para ajudar nas operações de evacuação do distrito de San Sai, na província de Attapeu, adianta a agência.

Sem avançar com números, a Associated Press fala em vários mortos.

A agência oficial de notícias do Laos informa que o colapso se deu pelas 20h00 de segunda-feira, vazando uma enorme quantidade de água, que derrubou casas e deixou mais de 6.600 pessoas desalojadas e vários mortos (também sem avançar quantos).

A barragem foi construída por um consórcio liderado por empresa sul-coreanas, com parceiros do Laos e da Tailândia. Estava previsto que começasse a operar este ano, mas não ficou claro se já estava operacional.

Segundo a SK Engineering & Construction, a barragem colapsou devido à chuva intensa e cheias. "Temos uma equipa de emergência a operar e planeamos ajudar nos esforços de retirada dos residentes das vilas próximas da barragem", disse um porta-voz da empresa à Reuters.

Dezenas de barragens estão atualmente em construção no Laos, que exporta a maior parte da sua energia hidroelétrica para os países vizinhos, incluindo a Tailândia.

Na sequência do incidente, o primeiro-ministro Thongloun Sisoulith suspendeu a agenda e vai dirigir-se às zonas afetadas para acompanhar as operações de emergência, escreve a BBC.

(Notícia atualizada às 11h25)