"Batalha - Comércio com história" é um projeto "inovador de sustentabilidade social e ambiental no turismo e dinamização do comércio local", que junta a Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria, a ACILIS - Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria e o Município da Batalha, e que irá integrar uma candidatura enquadrada no Programa Valorizar - Linha de Apoio à Sustentabilidade do Turismo de Portugal, anunciou a Câmara numa nota de imprensa.

Segundo a autarquia, o projeto pretende potenciar e dinamizar diversas intervenções específicas a concretizar no centro histórico da vila da Batalha, com forte impacto nas atividades económicas.

A candidatura contempla ações de requalificação urbana e de melhoria no acolhimento dos turistas, com destaque para a reformulação do parque de autocarros junto ao Mosteiro da Batalha, promovendo igualmente a valorização de toldos, esplanadas e estruturas de apoio ao comércio local, acrescenta a autarquia liderada por Paulo Batista Santos (PSD).

Esta linha de apoio à sustentabilidade foi recentemente reforçada com 10 milhões de euros, tendo por objeto o apoio a iniciativas e a projetos que promovam a sustentabilidade social e ambiental no turismo, prevendo a candidatura da Batalha um investimento global superior a 375 mil euros.

Numa iniciativa do Turismo de Portugal, o programa Valorizar apoia o investimento na promoção da qualificação do destino turístico Portugal, cujo objetivo se pauta por dotar os agentes públicos e privados que atuam na área do turismo de um instrumento financeiro que permita potenciar e melhorar a experiência turística.

"A Batalha beneficia de um monumento de referência mundial, temos pela frente o desafio de oferecer um turismo de excelência",  refere o presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, que, citado na nota de imprensa, diz que este projeto "que conta com o relevante apoio da Nerlei e da Acilis, representa uma parceria estratégica de qualificação da oferta turística e na modernização do comércio tradicional".

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.