A nomeação foi confirmada pelo presidente francês, François Hollande, através do Twitter. "Nomeei Bernard Cazeneuve Primeiro-ministro e encarreguei-o de formar governo", pode ler-se na publicação.

Valls renunciou ao cargo para se candidatar às presidenciais francesas de 2017. O agora ex-primeiro-ministro anunciou a candidatura esta segunda-feira, depois de François Hollande ter anunciado que não se iria recandidatar.

"Ele tem uma personalidade forte, com experiência em assuntos de Estado", disse fonte da presidência, citada pela Reuters, comentando a nomeação de Cazeneuve.

Cazeneuve, 53 anos, ministro do Interior desde 2014, coordenou a segurança do país durante uma série de atentados que deixaram mais de 230 mortos nos últimos dois anos.

A nomeação de Cazeneuve foi avançada depois de Valls ter apresentado a sua renúncia, esta manhã, ao presidente François Hollande. "Manuel Valls apresentou hoje a renúncia de governo ao presidente da República, que a aceitou", afirma um comunicado da presidência. "O presidente da República nomeou Bernard Cazeneuve Primeiro-ministro e encarregou-o de formar um novo governo", completa a nota oficial.

Valls, que foi primeiro-ministro nos últimos dois anos e meio, nasceu em Barcelona há 54 anos e naturalizou-se francês. Agora, como candidato à presidência, terá de enfrentar as primárias socialistas, previstas para 22 e 29 de janeiro.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.