O valor contempla o pagamento de 110 euros por cada figurante, até um máximo de 45 elementos nos grupos de folia e até 110 elementos nas escolas de samba, e 1750 euros por carro alegórico.

Há ainda prémios de participação de 200 euros para os grupos que participarem nas marchas luminosas e de 500 euros para as escolas de samba que participam no desfile noturno.

"Temos um bom carnaval, mas precisamos de uma alavancagem para irmos para a primeira divisão. Não queremos ombrear com os demais, mas queremos um espetáculo nosso, que as pessoas usufruam da melhor maneira possível", disse o presidente da Câmara, Diamantino Sabina (PSD/CDS).

O novo conceito passa pelo alargamento da área de ocupação do evento na cidade, levando-o até ao Parque Municipal do Antuã, onde será criado o "Sítio do Carnaval", e pela melhoria das condições para o público.

O evento "carecia de uma mudança" e era necessário dar-lhe um "novo palco", explicou o presidente da Câmara, adiantando que o anterior modelo "estava esgotado, era sinuoso e não servia da melhor forma o espetador".

A autarquia de Estarreja, no distrito de Aveiro, irá ainda intervir no novo percurso "ao nível da colocação de iluminação" e no Multiúsos, que irá acolher o Espaço Folia "para correção acústica do espaço e criação de condições de segurança".

O modelo de gestão também será diferente com a Câmara Municipal a assumir a bilheteira do evento, o que acarreta maiores responsabilidades em termos de organização.

Diamantino Sabina realçou ainda que os festejos carnavalescos constituem um "forte" fator de atratividade turística ao município, alavancando a dinâmica da economia local.

A festa de abertura do "Sítio do Carnaval" realizar-se-á no dia 3 de fevereiro de 2018.

Segue-se o desfile infantil, no dia 4, a Chegada dos Reis à Estação de Comboios da CP e as Marchas Luminosas, no dia 7, e o desfile noturno das escolas de samba, no dia 9.

Os Grandes Corsos Carnavalescos realizar-se-ão nos dias 11 e 13 de fevereiro de 2018, domingo gordo e terça-feira de Carnaval, respetivamente.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.