A proposta que os vereadores do Urbanismo, Manuel Salgado (PS), e Cultura, Catarina Vaz Pinto (PS), levam a reunião do executivo municipal passa pelo lançamento de um concurso público com o preço base de 3 milhões e 961 mil euros (sem IVA), e prevê que a obra seja executada no prazo de 540 dias.

A Câmara vai discutir também na quinta-feira uma permuta de um prédio na Estrela para instalação do futuro Centro de Saúde de Campo de Ourique, assim como um projeto de alteração interior no Centro Comercial do Restelo, um imóvel de arquitetura modernista que está classificado como monumento de interesse público.

Relativamente ao futuro centro de saúde de Campo de Ourique, está previsto no acordo "Lisboa, SNS Mais Próximo", no âmbito do qual o município realizará as "diligências necessárias à localização, conceção e construção ou adaptação de 14 unidades de saúde", uma das quais deverá estar localizada naquela zona.

Na proposta do vereador Manuel Salgado sustenta-se que o município não dispõe na freguesia de Campo de Ourique ou zonas próximas de um "imóvel com características adequadas", tendo sido identificado um imóvel no número 8 da Rua da Estrela, cuja proprietária propôs a permuta por um prédio municipal.

Assim, a permuta deverá realizar-se com um prédio municipal da Rua Francisco Metrass, que se "encontra totalmente devoluto", depois de os Bombeiros de Campo de Ourique terem desocupado o espaço, no qual tiveram um contrato de arrendamento celebrado com o município em 1941.

Depois de realizadas "avaliações externas de mercado" por três empresas certificadas pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), fixou-se para o imóvel da Rua Francisco Metrass o valor de 2,2 milhões de euros e o prédio da Rua da Estrela 2,5 milhões, sendo devido o pagamento de 278 mil euros, correspondente ao diferencial.

Na reunião do executivo municipal é igualmente discutida uma proposta apresentada pelo vereador do Urbanismo para aprovação de um projeto de alteração de uma loja no Centro Comercial do Restelo, um imóvel classificado como monumento de interesse público, na freguesia de Santa Maria de Belém.

"As alterações são interiores, ao nível de acabamentos, instalação de mobiliário e equipamentos para a função pretendida", que é a instalação de uma garrafeira, explicita a proposta.

Situado na Avenida Duarte Pacheco, o Centro Comercial do Restelo foi concebido em 1951 pelo arquiteto Raul Chorão Ramalho, pertencendo a Querubim Lapa a decoração das fachadas, sendo um exemplar de arquitetura modernista, de acordo com a Direção-Geral de Património.