“Posso confirmar que os mais de oito milhões em dólares [7,7 milhões de euros] dos contribuintes que basicamente foram para subsidiar assinaturas do Politico não serão mais destinados a isso”, disse a porta-voz durante uma conferência de imprensa, citada pela agência Efe.

“A equipa do DOGE está atualmente a trabalhar no cancelamento desses pagamentos”, disse Leavitt, referindo-se ao Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) liderado por Musk.

O magnata deu conta, nas últimas horas, dos pagamentos efetuados por várias agências e departamentos governamentais a órgãos de comunicação social, através do portal público “USASPENDING.com”.

Musk, numa primeira mensagem referente aos pagamentos ao Politico, garantiu na rede social X que “isto não é um uso eficiente dos fundos dos contribuintes. Esta despesa desnecessária será eliminada”.

Numa segunda mensagem, afirmou que o The New York Times “é um meio de comunicação financiado pelo Governo”.

Noutra, referindo-se aos pagamentos à Associated Press (AP), afirmou: “Não por muito tempo! Isto é obviamente um enorme desperdício do dinheiro dos contribuintes”.