Estudantes de Design do Royal College of Art de Londres desenvolveram um "wearable shelter" - numa tradução livre, "roupa abrigo". A peça tem uma tripla função: um casaco com vários bolsos, para guardar documentos, objetos pessoais e peças de roupa, um saco-cama, e uma tenda capaz de abrigar um adulto e duas crianças.

Veja o vídeo.

Desenvolvida usando o material Tyvek, a peça foi feita para durar. É à prova de água, mas respirável, e tem, ao mesmo tempo, a capacidade reter o calor do corpo humano.

"A informação que passei aos alunos foi que pensassem como é que uma peça de roupa poderia transformar-se em algum tipo de abrigo para cerca de três semanas, que é o tempo médio gasto pelos refugiados em centros de acolhimento na Europa", explica a professora Harriet Harriss.

"Contactamos muitas organizações que ajudam as pessoas no terreno. A primeira coisa que pensamos foi como se pode transportar, literalmente, toda a casa. Como podemos vestir a nossa casa e os nossos bens pessoais", conta Anne Geay, uma das estudantes envolvidas no projeto.

O protótipo final está a ser desenvolvido na China. O objetivo é começar a fazer testes no terreno no verão, para que o produto seja distribuído antes do próximo inverno.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.