Um programa de empreendedorismo internacional que se foca em tecnologias como a inteligência artificial e o machine-learning vai decorrer durante três semanas no Centro de Congressos do Estoril, Cascais, indicou hoje a European Innovation Academy (EIA).

Segundo o comunicado enviado, os jovens vão reunir-se a partir do dia 16 de julho até ao dia 3 de agosto. Além de 100 participantes portugueses, estarão presentes na segunda edição da EIA 400 jovens de várias nacionalidades, entre eles uma delegação de 100 elementos da Universidade de Berkeley, na Califórnia, nos Estados Unidos. O programa consiste no desenvolvimento de ideias de negócio. “A European Innovation Academy não é apenas uma conferência, não é um 'hackathon' [maratona de programação], não é um programa de verão. É a ponte para o futuro que os empreendedores da próxima geração constroem para nós”, disse o presidente da EIA, Alar Kolk.

AIBO, o primeiro cão-robot que utiliza machine-learning, criado pela empresa Sony, também estará presente enquanto símbolo da experiência que os jovens vivem na EIA, onde “continuamente crescem e mudam”.

O Santander Universidades, a Câmara Municipal de Cascais e a Daimler AG são os principais parceiros da European Innovation Academy, que conta também com o apoio da Beta-i e da Universidade Nova de Lisboa.