Catarina Martins chegou à Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, depois das 10:30 e, após ter estado na fila menos de 15 minutos, pôde exercer o seu direito de voto, tendo sido a 129.ª pessoa a fazê-la na secção número 16.

"É muito importante que toda a gente venha votar. Isso é o melhor da democracia: todos temos uma palavra a dizer. Podemos escolher e devemos fazer-nos ouvir também pelo voto", disse, no final, aos jornalistas.

De acordo com Catarina Martins, "é muito importante votar, é muito importante participar", destacando que "o poder local fica reforçado quanto mais gente participa".

"É o poder mais próximo das nossas comunidades. É muito importante a participação de todos e de todas", apelou.

A coordenadora bloquista realçou que "hoje é o dia de cada um e de cada uma escolher quem quer à frente da sua freguesia, quem quer no seu concelho, quais são os programas, as propostas, os protagonistas que acham que são o melhor para a sua comunidade".

"As urnas estão abertas até às 19:00. Como viram, eu estive numa das secções de votos mais concorridas aqui de Gaia e não demorei sequer 15 minutos a poder exercer o meu direito de voto", enfatizou.

Sobre aquilo que vai fazer no resto dia, Catarina Martins antecipou que vai almoçar com a família, após o que seguirá para Lisboa, uma vez que tem "reuniões ao final da tarde", e estará depois na noite eleitoral, também na capital.