Desde 01 de outubro foram vacinadas contra a gripe sazonal 61,2% das pessoas com 65 ou mais anos e precisamente metade dos indivíduos portadores de doença crónica.
O Vacinómetro, que monitoriza em tempo real a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registou ainda a vacinação de 54,8% dos profissionais de saúde com contacto direto com doentes.
Entre os portugueses com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos, 31,8% optaram por esta medida profilática.
Em relação aos motivos que levaram à vacinação, a maioria (50,8%) fê-lo por recomendação do médico, um quarto (25,6%) por iniciativa própria e 17,1% no contexto de uma iniciativa laboral.
Por saberem que fazem parte de um grupo de risco para a gripe vacinaram-se 5,2% dos vacinados e 0,8% por recomendação do farmacêutico.
A esmagadora maioria dos vacinados (91,6%) já tinha recebido a vacina em outras épocas gripais.
A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade, grávidas e profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (como lares de idosos).
Esta vacina é igualmente aconselhada a pessoas com idades entre os 60 e os 64 anos.
Comentários