"Atualmente, a CIMBAL é a comunidade intermunicipal do país com maior número de candidaturas aprovadas", num total de 131, refere a instituição, num comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Segundo a instituição, a título de exemplo, as médias de projetos aprovados nas comunidades intermunicipais das regiões Norte (69) e Centro (58), quase todas com dotações globais no âmbito do Portugal 2020 superiores à dotação global da CIMBAL, "são significativamente mais baixos".

Em declarações à Lusa, o coordenador da estrutura de apoio da CIMBAL responsável pela gestão dos apoios comunitários, Luís Lança Silva, explicou que a situação deve-se sobretudo a dois motivos.

Um dos motivos é o facto de a CIMBAL, em algumas áreas de investimento, como a modernização administrativa, ter apresentado candidaturas individuais por município, enquanto outras comunidades intermunicipais apresentaram candidaturas conjuntas dos respetivos municípios, disse.

Por exemplo, no caso da modernização administrativa, algumas comunidades intermunicipais apresentaram uma candidatura conjunta dos seus municípios todos, enquanto a CIMBAL já apresentou dez candidaturas e prevê apresentar mais três, ficando com um total de 13, uma por município, precisou.

O outro motivo é o facto de a CIMBAL ser "a comunidade intermunicipal que está mais à frente" na execução de projetos no âmbito do programa SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego.

"A CIMBAL é a primeira comunidade intermunicipal a ter projetos aprovados na 1.ª e na 2.ª fases e está a tratar de tudo para ser a 1.ª a ter na 3.ª fase do SI2E", frisou.

Segundo Luís Lança Silva, os 131 projetos vão absorver 12,3 milhões de euros e representam uma taxa de compromisso de 43% da dotação global de fundos comunitários de 28 milhões de euros disponível para a CIMBAL no âmbito do Portugal 2020.

Os 131 projetos vão implicar um investimento total de 20,1 milhões de euros, do qual uma verba de 16,4 milhões de euros é elegível para cofinanciamento por fundos comunitários e vai absorver os 12,3 milhões de euros, sendo os restantes montantes assegurados pelos respetivos promotores.

Dos 131 projetos, a maioria, 108, são promovidos por municípios, através de vários programas, e os restantes 23 por empresas, no âmbito do programa SI2E, disse.

Entre os promovidos por municípios, destacam-se projetos de modernização administrativa, requalificação de escolas do 1.º ciclo do ensino básico, recuperação de património, ações de valorização do cante alentejano e realização de eventos culturais.

A CIMBAL quer "duplicar" a taxa de 08% de execução de fundos comunitários do Portugal 2020 que registou no final de 2017 para uma taxa de 16% no final deste ano.