Mais de 700.000 pessoas viram a falsa chibata da líder do Vox em Navarra, María Estévez, na "primeira corrida de touros" em Pamplona, "embora não seja muito claro quantas acreditaram na história", noticia o espanhol La Vanguardia.

Nos comentários ao post, analisados pela redação do órgão de comunicação social espanhol, "houve mesmo quem tivesse tido um 'susto' quando viu a fotografia, embora a maioria dos comentários tenha afirmado que é evidente que se trata de uma farsa".

"María Estévez, candidata à Câmara Municipal de Pamplona, que não conseguiu o seu lugar de vereadora e ficou de fora do município, publicou a imagem depois das 8 horas da manhã de domingo, após a primeira corrida de touros. Evitou fazer qualquer referência ao facto de se tratar de uma montagem e escreveu: "San Fermín 2024. Primeira corrida de touros". A partir daí, a imagem tornou-se viral " - refere o jornal.

A imagem encenada pode ser entendida como um instrumento de desinformação, pelo que se torna essencial a conformação dos conteúdos que circulam nas redes sociais.