Corpo do “Rei” está no Vila Belmiro. Fãs e amigos despedem-se de Pelé na casa do Santos

Este artigo tem mais de um ano
As cerimónias fúnebres do Pelé, que morreu dia 29 de dezembro aos 82 anos, decorrem no Vila Belmiro, estádio do Santos, clube de futebol brasileiro onde o ‘rei’ começou a carreira. Além desta cerimónia, o corpo do astro também deverá seguir em cortejo pelas ruas de Santos.
Corpo do “Rei” está no Vila Belmiro. Fãs e amigos despedem-se de Pelé na casa do Santos
NELSON ALMEIDA / AFP

O corpo de Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, já chegou ao Vila Belmiro, casa do Santos, clube de futebol brasileiro onde o Rei, e local onde vão decorrer as cerimónias fúnebres do futebolista que faleceu no passado dia 29 de dezembro, aos 82 anos.

O Vila Belmiro foi o local escolhido para a despedida do homem que muitos consideram o melhor jogador de todos os tempos. Neste mesmo campo, Pelé iniciou a sua carreira em 1956.

As cerimónias fúnebres começaram às 10h00 locais (13h00 em Lisboa) e terminam amanhã à mesma hora.

A cerimónia será aberta ao público e, segundo a imprensa local, as pessoas que se queiram despedir do ‘rei’ terão a oportunidade de se aproximarem do local onde estará o maior ícone do futebol brasileiro.

Escreve a Folha de São Paulo que "o corpo do Rei do Futebol foi embalsamado e mantido numa área refrigerada. O procedimento de tanatopraxia deve permitir que o caixão fique aberto em parte do velório —antes, a previsão era de que fosse lacrado".

Depois, o corpo de Pelé também deverá seguir em cortejo pelas ruas de Santos, do estádio até a porta de casa de onde vive a mãe de Pelé.

O enterro será reservado à família.

Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, morreu na passada quinta-feira, aos 82 anos, no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, na sequência da “falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do cancro do cólon associado à sua condição clínica prévia”, segundo aquele estabelecimento hospitalar, em comunicado.

Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro naquele hospital para tratamento de quimioterapia a um tumor no cólon e tratamento de infeção respiratória, e o seu estado de saúde agravou-se na última semana.

Desde que foi operado ao cancro, Pelé passou por um ciclo de sessões de quimioterapia que o obrigou a ir várias vezes ao hospital para acompanhar a sua evolução.

A saúde de Pelé piorou nos últimos anos também por outras causas, como problemas na coluna, na anca e nos joelhos, que reduziram a sua mobilidade e o obrigaram a ser operado, além de ter sofrido uma crise renal, o que reduziu drasticamente as suas aparições públicas, embora tenha continuado ativo nas redes sociais.

Pelé, nascido a 23 de outubro de 1940 na cidade Três Corações, em Minas Gerais, foi o único futebolista três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970, marcou 77 golos nas 92 internacionalizações pela seleção brasileira e jogou pelo clube brasileiro Santos e pelo Cosmos, dos Estados Unidos.

Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998, e eleito o desportista do século pelo Comité Olímpico internacional (1999) e futebolista do século pela FIFA (2000).

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
mookie1 gd1.mookie1