A Casa Branca confirmou hoje que o Governo norte-americano vai enviar 2,5 milhões de doses das vacinas para o México e 1,5 milhões para o Canadá, na qualidade de “empréstimo”.

A vacina da AstraZeneca — que está suspensa em vários países europeus, por causa de riscos associados – não foi autorizada para uso nos Estados Unidos, apesar de ter a aprovação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Contudo, dezenas de milhões de doses da vacina da AstraZeneca foram armazenadas nos EUA, para o momento em que fosse dada autorização para o seu uso, o que provocou celeuma internacionalmente, com críticas ao Governo norte-americano por estar a reservar fármacos que deviam estar a salvar vidas noutros países.

A Casa Branca disse que a prioridade de Joe Biden é a vacinação de todos os norte-americanos, mas explicou que autorizou o “empréstimo” por reconhecer que o “vírus não conhece fronteiras”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.682.032 mortos no mundo, resultantes de mais de 121,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.