Numa publicação no seu ‘site’ oficial, a Câmara do Porto explica hoje ter cedido o parque de estacionamento de S. Roque, na freguesia de Campanhã, para um segundo centro de testagem ao novo coronavírus, que provoca a covid-19.

A autarquia acrescenta que este centro de rastreio, na zona oriental da cidade, está “operacional desde hoje”.

O centro de despistagem, que funciona em regime ‘drive-thru’ [sem que os cidadãos tenham de sair das suas viaturas para realizar o teste], está sob a responsabilidade do laboratório Germano de Sousa.

À Lusa, fonte do grupo laboratorial assegurou que o novo centro vai ter capacidade para realizar 300 testes PCR [usados para confirmar se uma pessoa está infetada ou não] por dia.

Aberto a toda a população, funciona mediante marcação prévia obrigatória, sendo que de segunda-feira a sábado está aberto das 09:00 às 17:00 e aos domingos das 10:00 às 16:00.

Este segundo centro junta-se ao localizado no Queimódromo do Porto, na zona ocidental da cidade, em funcionamento desde março e da responsabilidade da Unilabs.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.590 pessoas dos 146.847 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.