Uma semana após a deteção do surto de covid-19 na comunidade local, as autoridades de saúde reportaram a confirmação de 36 casos positivos (mais três do que no sábado de manhã) com três pessoas a continuarem hospitalizadas, incluindo uma em cuidados intensivos, disse hoje o presidente do município de Mora (distrito de Évora), Luís Simão, à agência Lusa.

Os testes, segundo o autarca, vão continuar a ser feitos à população nas instalações da Casa do Povo da vila, estando previstos para hoje cerca de 30, depois de 46 realizados no sábado.

O surto na vila de Mora surgiu há precisamente uma semana, no dia 09 deste mês, quando foram confirmados os primeiros três casos positivos na comunidade, número que foi subindo, todos os dias, à medida que foram sendo testados os contactos de pessoas infetadas.

A câmara ativou o Plano Municipal de Emergência para lidar com este surto e fechou, no início da semana passada, os serviços de atendimento ao público e outros equipamentos, como a Oficina da Criança, a Casa da Cultura, o Centro de Atividades de Tempos Livres e instalações desportivas.

Ao longo da última semana, segundo o relato do autarca local, foram fechando cafés, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, com a população confinada em casa, por precaução.

"As ruas da vila estão praticamente desertas. Ontem [sábado] fui à câmara e só encontrei a bomba de gasolina aberta", contou Luís Simão à Lusa, admitindo "muitos prejuízos" para o comércio da terra, localizada junto à Estrada Nacional (EN) 2.

Nesta altura do ano, os restaurantes costumavam estar "sempre cheios à hora de almoço", lembrou o presidente da câmara, contando que o surto veio fechar os estabelecimentos, havendo casos de proprietários e funcionários infetados.

Portugal contabiliza pelo menos 1.778 mortos associados à covid-19 em 54.102 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.