"O mais recente resultado do teste da presidente @vonderleyen é negativo. No entanto ela irá manter o auto isolamento até amanhã [terça-feira] até final do dia, como previsto pelos regulamentos de saúde", escreveu Mamer na sua conta na rede social Twitter.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, participou, na terça-feira na reunião do Conselho de Estado, em Cascais (Lisboa).

A presidente cancelou a participação na terça-feira na sessão plenária do Parlamento Europeu e também não presidirá, no mesmo dia, à reunião do Colégio de Comissários, sendo substituída pelo vice-presidente Frans Timmermans, nem na cimeira UE-Ucrânia, na qual é representada pelo chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, anunciou o porte-voz do executivo comunitário.

Mamer sublinhou que a presidente da Comissão Europeia “não apresenta quaisquer sintomas” da covid-19, esclarecendo que, por rotina, Ursula von der Leyen e a sua equipa mais próxima são testados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras.

A notificação pelas autoridades portuguesas, nas quais, salientou, a chefe do executivo comunitário tem “toda a confiança”, de que um participante na reunião do Conselho de Estado, em Cascais, na terça-feira, testou positivo para a covid-19 chegou no domingo à noite a Bruxelas, tendo sido feito um novo teste, cujo resultado deverá ser conhecido ao fim da tarde.

Conforme as regras em vigor, Von der Leyen auto isolou-se por um período até sete dias após o contacto com a pessoa infetada, que termina na terça-feira.

No domingo à noite, a Presidência da República foi informada de que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o vírus que provoca a covid-19.

Os testes de diagnóstico de infeção com o novo coronavírus realizados no domingo pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e pelo primeiro-ministro, António Costa, deram negativo.

Esta informação foi hoje de madrugada avançada à Lusa por fonte da Presidência da República, que adiantou que também deram resultado negativo os testes realizados por outros cinco conselheiros de Estado: os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã.

Os demais membros do Conselho de Estado deverão ser testados hoje.

O Conselho de Estado reuniu-se na terça-feira, no Palácio da Cidadela, em Cascais, entre as 14:00 e as 18:00, tendo como convidada a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Esta foi a primeira reunião presencial do órgão político de consulta do Presidente da República em período de pandemia de covid-19.

[Notícia atualizada às 12h32]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.