“Trata-se de concursos atrativos que, utilizam páginas com o nome de marcas conhecidas como chamariz, cativando os utilizadores com a promessa/oferta de ganhos fáceis, como por exemplo: carros, ‘smartphones’ [telefones inteligentes], vales de desconto, entre outros”, explica a associação de defesa dos consumidores.

A DECO acrescentou ainda que o procedimento destes concursos passa pelo seguinte método: fazer ‘gosto’ na página, partilhar e comentar.

“Vários utilizadores participam nestes anúncios publicitários falsos, sem se aperceberem que estão a ser enganados”, pelo que a DECO aconselha a desconfiarem de promoções e concursos, principalmente quando a página não é da própria marca.

Os consumidores devem ainda verificar a veracidade da oferta na página oficial da empresa ou marca e verificar os endereços digitais indicados pela promoção.

Quando o “endereço não é fidedigno não forneça qualquer dado pessoal ou contacto, especialmente, o número de telemóvel ou cartão de crédito”, é ainda aconselhado.

“Salvaguarde os seus dados pessoais destas falsas páginas na internet, uma vez que a cedência dos mesmos poderá ter custos e despesas inesperadas”, conclui a DECO, no comunicado.

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