“O ministro disse que o despacho de abertura do concurso externo sairia a breve prazo, até ao final do ano estará cá fora. Foi essa a garantia dada”, disse à agência Lusa o presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF), Acácio Pereira, no final de uma reunião com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
Acácio Pereira adiantou que a falta de inspetores no SEF foi um dos assuntos abordados na reunião, tendo em conta que este serviço de segurança não faz admissões externas desde 2004.
“A falta de inspetores é um problema premente do SEF, não podemos garantir melhores serviços aos cidadãos e melhor segurança com o número de inspetores que temos”, frisou, avançando que atualmente o quadro do SEF está envelhecido e há “um aumento de trabalho”, sendo necessário “gente nova”.
Na primeira reunião com Eduardo Cabrita, os representantes do SCIF/SEF apresentaram também outras preocupações dos inspetores, nomeadamente da estrutura orgânica e do estatuto pessoal, tendo o ministro afirmando que estas questões estão a ser analisadas com a nova direção do SEF.
Sobre o descongelamento das carreiras, Acácio Pereira referiu que o ministro pediu à direção do SEF um levantamento de quantos inspetores estão em condições de progredir, sendo depois avaliado e analisado.
O sindicalista realçou que vai ser feito um procedimento igual para todas as forças e serviços de segurança.
O ministro da Administração Interna reuniu-se ao longo da tarde de hoje, pela primeira vez, com representantes de três sindicatos da PSP, um do SEF e uma associação da GNR, sendo o desbloqueamento das carreiras o assunto em destaque nas reuniões.
Eduardo Cabrita recebeu anteriormente a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, o Sindicato dos Profissionais de Polícia e a Associação dos Profissionais da Guarda, que também não receberam qualquer garantia sobre o desbloqueamento de carreiras, tendo sido pedido um levantamento à PSP e GNR sobre o número de profissionais que reúnem as condições.
Comentários