Nos termos do disposto dos artigos 24.º, 25.º e 26.º da Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro da Lei de Imprensa, e referente à entrevista publicada pelo SAPO24, no dia 28 de julho de 2017, intitulada “Joana Amaral Dias: "Medina é um herdeiro do poder de António Costa, que já tem muito poder no país, se calhar, até deais" recebemos o seguinte direito de resposta da Junta de Freguesia de Alvalade:

Não corresponde à verdade que o Parque José Gomes Ferreira tenha sido “reabilitado em 2013/2014” e depois “abandonado” pela Junta de Freguesia de Alvalade. E igualmente falso e lesivo da boa reputação desta autarquia dizer que o trabalho por ela desenvolvido no local se limitou a “umas «requalificaçõezitas»”, “agora com as autárquicas".

Ao contrário do que é dito na entrevista, desde que a Junta de Freguesia de Alvalade assumiu a manutenção do Parque José Gomes Ferreira, ao abrigo de um Contrato de Delegação de Competências, celebrado com o Município de Lisboa no final de 2014, foi realizada no local um significativo e continuado investimento, que ascende a cerca de meio milhão de euros.

Entre 2015 e 2017, a Junta de Freguesia de Alvalade investiu mais de 135 mil euros (acrescidos de IVA), em Serviços de Manutenção e Conservação da Mata de Alvalade e da Quinta do Narigão.

Joana Amaral Dias: "Medina é um herdeiro do poder de António Costa, que já tem muito poder no país, se calhar, até demais"
Joana Amaral Dias: "Medina é um herdeiro do poder de António Costa, que já tem muito poder no país, se calhar, até demais"
Ver artigo

No mesmo período, o valor referente é realização de obras no local ascendeu a mais de 281 mil euros (acrescidos de IVA). Esse valor incluiu a contratação do Projeto de Requalificação do Parque José Gomes Ferreira e a respetiva empreitada de requalificação. Empreitada essa que foi concretizada no ano de 2016 e que abrangeu, entre outros aspetos, a requalificação dos percursos pedonais e a requalificação das zonas de merendas, com substituição do mobiliário danificado.

O valor acima mencionado incluiu também os trabalhos de desmatação, movimentação de terras e modelação da Quinta do Narigão, que se insere no Parque José Gomes Ferreira. Em curso neste momento estão trabalhos subsequentes, de criação de percursos pedonais, de mais uma zona de merendas, um parque canino de grandes dimensões e de um parque de estacionamento com 160 lugares, com pavimento permeável e com áreas verdes na Quinta do Narigão.

Também em curso está a empreitada de requalificação da Casa de Função do Parque José Gomes Ferreira, criando um ponto de apoio à prática desportiva, nomeadamente ao Coelhinhos - Escola Clube de Ciclismo de Lisboa.

Acresce ainda o acordo alcançado entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Alvalade e a Associação de Escoteiros de Portugal, acordo que permitirá concluir a reabilitação do restante espaço da Quinta do Narigão, trazendo ainda mais visitantes e alargando o leque de atividades disponíveis

De salientar que os mais de 281 mil euros investidos em obras no Parque José Gomes Ferreira desde 2015 incluíram também o Fornecimento e Instalação de um Circuito de Manutenção com 16 equipamentos. Equipamentos que são muitíssimo utilizados por pessoas de todas as idades, tanto ao fim de semana como durante a semana. A afirmação da entrevistada de que o Parque José Gomes Ferreira “merecia, por exemplo, um circuito de manutenção” revela pois o mais puro desconhecimento sobre aquela que é hoje a realidade deste espaço verde e da freguesia de Alvalade.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.