"Duas pessoas perderam a vida, há nove feridos e três pessoas desaparecidas", disse à AFP uma porta-voz da câmara de Florença.
Um perímetro de 5 quilómetros foi decretado em torno do local do incidente na cidade de Calenzano.
"Explosão numa fábrica em Calenzano. Uma coluna de fumo é também visível nos municípios vizinhos, com o sistema regional de emergência sanitária, os bombeiros e as forças da ordem presentes no local", declarou o presidente da região da Toscânia, Eugenio Giani, na rede social X, acrescentando que "toda a Toscânia está de luto com esta tragédia".
Confirmando que a explosão provocou dois mortos, o presidente da câmara de Calenzano, Giuseppe Carovani, alertou, por seu turno, que o número de vítimas mortais poderá aumentar, dado haver quatro desaparecidos e alguns dos feridos, "especialmente dois", encontrarem-se em estado grave.
O incêndio foi provocado por uma "explosão", indicou horas antes o presidente da região de Toscana, Eugênio Giani.
Segundo o comunicado do grupo de energia Eni, o fogo alcançou uma zona de carga, sem atingir uma parte de armazenamento.
Vídeos difundidos nas redes sociais mostram as chamas de vários metros de altura e uma grande nuvem de fumo preto, não muito longe das reservas de combustível.
A investigação para determinar as causas do incêndio está em curso, assim como as investigações para determinar as consequências ambientais e sanitárias.
A forte explosão, que ocorreu num depósito de combustível cerca 10h15 locais (09h15 de Lisboa), e foi ouvida em muitas partes da província, provocou uma coluna alta de fumo negro visível nas cidades vizinhas.
Perante tal cenário, a Proteção Civil aconselhou as populações a "fecharem as janelas" e a não se aproximarem da área afetada, onde já se encontram técnicos da agência regional de proteção do ambiente para avaliar os possíveis efeitos dos poluentes do incidente, incluindo os eventuais efeitos nos cursos de água.
A ENI, empresa pública italiana, é um dos principais atores no setor do petróleo e do gás do país, sendo a sua fábrica em Calenzano responsável pela receção, armazenamento e distribuição de gasolina, gasóleo e petróleo que chegam ao local através de dois oleodutos ligados à refinaria na cidade costeira de Livorno.
*Com agências
Comentários