A notícia está a ser avançada pela agência Associated Press (AP) e pelo The New York Times (NYT).

A AP avança que Trump revelou que o medicamento não lhe foi recomendado, mas que pediu prescrição ao médico da Casa Branca. E terá acrescentado: "Estou a tomar a hidroxicloroquina. Agora mesmo, sim. Penso que seja bom, ouvi histórias muito boas", completou.

"Tudo o que vos posso dizer é que, até agora, estou bem", disse, explicando que toma um comprimido por dia há uma semana e meia.

A Agência Europeia do Medicamento defendeu em abril que a utilização da hidroxicloroquina e de cloroquina no contexto da pandemia deveria ser limitada a ensaios clínicos ou protocolos nacionais validados e reforçou "a necessidade da manutenção da utilização destes fármacos nos doentes crónicos que deles necessitam, sublinhando a exigência de que a sua prescrição não deve ser aumentada (em termos de número de embalagens) para além do estritamente necessário em cada momento clínico".

"Não me vai prejudicar. Existe há 40 anos para [tratar] a malária, lúpus e outras coisas. Eu tomei. Profissionais da linha frente tomam. Muitos médicos tomam. Eu tomo", acrescentou Trump, citado pelo NYT.

Na conferência de imprensa da DGS na sexta-feira, questionada sobre a hidroxicloriquina, Graça Freitas salientou que "através do Infarmed sabemos que, até à data, não foram reportadas em Portugal reações adversas no âmbito do seu sistema de farmacovigilância".

"As instituições nacionais e internacionais, obviamente, continuam a acompanhar a evolução da utilização deste medicamento em todo o mundo e vão ajustando as suas recomendações de acordo com essa evolução", explicou a diretora-geral da Saúde. No entanto, a eficácia contra o novo coronavírus não está comprovada.

Em março, o presidente norte-americano tinha-se revelado otimista sobre o uso do medicamento no tratamento da covid-19.

"Vamos poder fazer com que esse medicamento esteja disponível quase de imediato", disse Trump aos jornalistas numa conferência de imprensa na Casa Branca, fazendo referência aos resultados preliminares "muito, muito animadores".

(Notícia atualizada às 23:37)

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.