Um dos utentes da via, Hélio Filipe, alertou à agência Lusa que a EN116, que serve de acesso à Autoestrada 8 (Lisboa-Leiria), "está com sinalização alternada desde 2018, quando aconteceu um deslizamento de terras com abatimentos sucessivos".

Por receio de que a estrada possa colapsar no inverno e causar algum acidente, como aconteceu em Borba, o utente tem alertado a Infraestruturas de Portugal (IP)e a Câmara de Mafra, até porque a estrada é contígua a um "enorme precipício".

A autarquia conhece o problema e "tem sinalizado” a IP para uma situação que o presidente da câmara, Hélder Sousa Silva, em declarações à Lusa, considerou ser "uma vergonha", porque "já lá vão três anos e não há obras".

Por isso, pediu uma "intervenção urgente" e criticou a "inação da IP".

A via divide os concelhos de Loures e de Mafra, no distrito de Lisboa, tendo o deslizamento ocorrido no território do concelho vizinho.

"Se o deslizamento fosse do lado de Mafra, a câmara já lá tinha ido fazer a obra, porque é altamente perigoso e a estabilidade do troço que ainda está circulável não deve ser muita", afirmou o autarca.

Questionada pela Lusa, a IP esclareceu que, em novembro de 2019, foi lançado um concurso público para obras de estabilização no local, mas "não foram apresentadas propostas válidas, pelo que não foi possível adjudicar a empreitada".

Por isso, a IP vai lançar novo concurso público, que "deverá ocorrer até ao final do ano".

Enquanto não se realizar a intervenção, a empresa pública vai manter a sinalização para haver circulação alternada, de modo a "garantir as condições de segurança dos automobilistas", e a monitorização do local.