Depois de, numa fase inicial, as autoridades adiantarem apenas haver "múltiplas pessoas feridas e mortas" sem confirmar "um número exato", sabe-se agora que o tiroteio num pátio ferroviário em San José, perto do aeroporto principal da cidade resultou em oito mortos, confirma a agência Reuters.

Este número não contempla o suspeito do ataque, um trabalhador do Santa Clara Valley Transportation Authority — a autoridades de transportes local — que também morreu. A polícia não confirma se a sua morte foi por ação policial ou se foi autoinfligida.

Quando o ataque ocorreu, o presidente da Câmara de San José, Sam Liccardo, adiantou através da sua conta oficial de Twitter que "o atirador já não é uma ameaça e as instalações já foram evacuadas".

O ataque ocorreu às 07:00 horas locais (14:00 horas em Lisboa), e após a neutralização do atacante, uma equipa de deteção de bombas encontrou, pelo menos, um "dispositivo explosivo".

O prédio onde ocorreu o incidente é um centro de controlo para a VTA e também é usado como garagem e pátio de manutenção.  A VTA anunciou que os seus funcionários foram retirados do local e que os serviços de transporte público não seriam afetados.

Várias pessoas estiveram a receber tratamento médico na área do crime, confirmou mais tarde Liccardo. "Os nossos corações estão com as famílias daqueles que perdemos neste horrível tiroteio", escreveu na conta no Twitter.