Na manhã desta terça-feira, Mike Jeffries, ex-CEO da empresa de moda Abercrombie & Fitch, Matthew Smith e o intermediário de ambos foram detidos, enfrentando acusações de tráfico sexual, avança a BBC.

O FBI abriu uma investigação, no ano passado, depois de a BBC revelar que Mike Jeffries estava a ser acusado de explorar e abusar sexualmente de homens, em eventos que aconteciam nas suas residências em Nova Iorque e em hotéis em vários locais do mundo.

Após uma investigação, a BBC descobriu que havia uma operação sofisticada, que envolvia um intermediário e uma "rede de recrutadores", encarregados de recrutar homens para os eventos.

O advogado civil, Brad Edwards, do escritório Edwards Henderson, que representa algumas das alegadas vítimas, disse: "Estas detenções são um grande passo para obter justiça para as muitas vítimas que foram exploradas e abusadas neste esquema de tráfico sexual, que operou por muitos anos sob a cobertura legítima fornecida pela Abercrombie".

"A reportagem sem precedentes da BBC, juntamente com o processo que a nossa empresa moveu, e que detalhava toda a operação, são os responsáveis ​​por estas detenções. Este é o resultado de um jornalismo de investigação impressionante", concluiu.

Ao que se sabe, os advogados dos detidos "negaram veementemente" qualquer acusação.