Em declarações à Lusa, fonte oficial da API adiantou que este protocolo, no âmbito do projeto Media Veritas, propõe-se disponibilizar “assinaturas de jornais a professores” para que os usem nas aulas, com os alunos.

Além disso, de acordo com a mesma fonte, a Google está a mostrar um interesse crescente nas pessoas mais velhas e pretende, por isso, levar os jornais também aos clubes, centros de dia e outras instituições que reúnam os idosos.

A API e o Google querem, no âmbito deste acordo, disponibilizar ferramentas que ajudem jovens e seniores e encontrar ‘fake news’ e a desmontar este tipo de conteúdos falaciosos que têm dado muito que falar.

Num comunicado, o presidente da API, João Palmeiro, referiu que esta "será a primeira ação de um vasto programa que vai desenvolver até 2023 e que foi já apresentado ao Governo e Assembleia da República, prevendo a realização de várias atividades de formação e esclarecimento junto de escolas e de grupos de seniores de todo o país".

Para o responsável, “uma sociedade livre e democrática, tem necessariamente de ser uma sociedade bem informada, mas infelizmente existem sempre outros interesses que tendem a privilegiar a desinformação. Ora é nas camadas mais jovens e nos seniores que encontramos a população mais vulnerável à desinformação, daí a importância, e a urgência, em capacitá-los para se assegurar uma participação ativa, responsável e informada destes cidadãos nas nossas comunidades”, referiu a mesma nota.

De acordo com o mesmo comunicado, o programa "cobrirá todos os distritos do país e regiões autónomas e contará com a envolvência dos meios de comunicação, sobretudo os regionais e locais, na promoção de 'workshops' e debates relacionados com a literacia para os media".

O protocolo será assinado no Porto, durante uma conferência organizada pela API, que marca o encerramento da exposição “Imprensa Centenária Portuguesa”.

O projeto é financiado pelo Google.org, o braço filantrópico do Google, em colaboração com o 'Google News Initiative'.

A Google lançou no ano passado este projeto para o combate às ‘fake news’, que inclui o desenvolvimento de ferramentas, parcerias com organizações da área da comunicação social e programas de apoio para ajudar à inovação no setor.