O objetivo do encontro “consiste designadamente em fazer passar sempre a mesma mensagem a Vladimir Putin sobre a Síria: um cessar-fogo duradouro em Alepo e um acesso humanitário para que termine o martírio dessa cidade”, referiram na terça-feira círculos próximos da presidência francesa.
O anúncio da reunião surgiu após Moscovo ter anunciado, também na terça-feira, uma pausa nos ‘raides’ da aviação russa e síria sobre Alepo, num “gesto de boa vontade” para permitir a retirada de civis dos bairros rebeldes desta cidade síria que desde há cerca de um mês está sujeita a bombardeamentos quase ininterruptos.
A decisão sobre a interrupção dos ataques aéreos durante um período de oito horas foi elogiada pelas Nações Unidas e União Europeia, que no entanto referiram a necessidade de prolongar o cessar-fogo para permitir o envio de ajuda humanitária.
O encontro foi agendado para Berlim no mesmo dia em que Vladimir Putin deveria efetuar uma visita a Paris, cancelada ‘sine die’ na sequência de um braço de ferro diplomático sobre a Síria entre os chefes de Estado francês e russo.
Comentários