Sergio Mattarella, presidente ialiano, e Giuseppe Conte, primeiro-ministro demissionário, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira.

Conte vai formar um novo executivo “com reservas”, refere o jornal italiano. “A perspectiva de formar um novo Governo com uma maioria diferente da anterior suscitou-me mais do que dúvidas”, disse. Contudo, acrescenta também que “este é um momento de coragem, um momento de determinação”.

Os partidos Movimento 5 Estrelas (M5E, antissistema) e Democrático (PD, centro-esquerda) tinham já anunciado um acordo para a formação de um novo executivo em Itália.

O Partido Democrata informou ontem que transmitiu ao presidente italiano disponibilidade para governar em coligação com o partido Movimento Cinco Estrelas, num executivo liderado por Giuseppe Conte. O secretário nacional do PD, Nicola Zingaretti, fez o anúncio após ser recebido pelo Presidente Mattarella, no âmbito da segunda ronda de consultas para encontrar uma solução governativa, após a dissolução da coligação governamental entre o M5S e o Partido Liga (extrema-direita) do ministro do Interior, Matteo Salvini.

A ideia de uma nova coligação, desta vez com o PD, foi lançada pelo antigo primeiro-ministro Matteo Renzi (2013-2016), que apelou para uma compatibilização dos programas dos dois partidos, sobretudo nas áreas económica e social.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.