“Estamos a rever com o Ministério dos Negócios Estrangeiros todo o sistema de vistos, visando reduzir, simplificar o sistema de vistos existente em Portugal”, disse Eduardo Cabrita aos deputados da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

O ministro adiantou que no âmbito da revisão do sistema de vistos está prevista a criação da nova figura de 'visto para procura de trabalho'.

Respondendo aos deputados do Bloco de Esquerda Beatriz Gomes Dias e do PCP António Filipe o governante deu conta que 2020 foi o ano em que se registou em Portugal "o maior número de sempre" de renovações de autorizações de residência, totalizando 132.045.

Segundo Eduardo Cabrita, este aumento esteve relacionado com a pandemia de covid-19 em que foram renovadas automaticamente as autorizações de residência dos cidadãos estrangeiros que vivem em Portugal.

O ministro precisou que os brasileiros voltaram a liderar no ano passado os pedidos de novas autorizações de residência, cerca de 42.000, e são mais de 7.000 até março deste ano.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.