De acordo com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, até ao final deste ano, em que foi concedida autorização para a contratação de 116 trabalhadores para embaixadas e consulados, "concluem-se os concursos para cerca de 89 lugares".

"O reforço dos meios humanos tem vindo a ser uma constante deste 2015/2016, período em que o Governo abriu concurso para a admissão de 31 funcionários. Em 2017, foram admitidos trabalhadores para 64 novos lugares", referiu o membro do Governo.

Este ano, os pedidos de autorização para contratação destinam-se aos consulados-gerais de Beira, Boston, Caracas (duas vagas), Estugarda, Joanesburgo, Londres (duas vagas), Lyon, Maputo, Nova Iorque (duas vagas), Salvador, Sydney, Toronto, Valência e Vancouver; aos consulados de Belo Horizonte e New Bedford, ao vice-Consulado de Providence e ao Escritório Consular de Santos (três vagas).

Incluem-se neste reforço as Secções Consulares de várias embaixadas, entre as quais as de Madrid (duas vagas), Berlim, Dublin e Praia.

O reforço de técnicos superiores verificar-se-á nos consulados-gerais de São Francisco, Pequim, Cantão, Abuja, Camberra e Telavive, enquanto os de Genebra, Joanesburgo, Newark, Rio de Janeiro, São Francisco, São Paulo e Toronto receberão chanceleres.

Com estas contratações, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) terá, em 31 de dezembro de 2018, mais de 3.033 trabalhadores em funções, representando um aumento de 275 postos de trabalho face ao período homólogo, dos quais 100 resultam do processo de integração de precários.

José Luís Carneiro assinalou que, neste ano, inverteu-se a tendência de redução dos anteriores, com incidência no pessoal diplomático e técnico nos serviços internos e externos.

Em 2016, além do reforço dos consulados-gerais de Londres, Paris e São Paulo com a colocação de cônsul-geral adjunto, foram admitidos 21 trabalhadores, dois técnicos superiores, 18 assistentes técnicos e um assistente operacional.

Nesse ano, foram igualmente colocados chanceleres nos consulados de Manchester, Luxemburgo, Luanda, Estugarda e na embaixada de Díli, além de um conselheiro técnico principal no Consulado de Barcelona e de um adido para a área social na embaixada de Caracas, na Venezuela.

No ano passado, foram admitidos 64 assistentes técnicos para a rede consular e foram colocadas duas adidas para a área social em embaixadas, uma em Londres e outra em Caracas.

Como refere o Programa Orçamental de Representação Externa, documento do Orçamento do Estado 2019, alargamento de recursos humanos na rede diplomática e consular "permite dar continuidade ao processo de reposição do nível de recursos humanos considerado indispensável para o desenvolvimento da ação externa do Estado".

Consulado-geral de Portugal em Londres recebe modernização tecnológica

O Consulado-Geral de Portugal em Londres recebe, a partir desta semana, medidas para a modernização tecnológica dos serviços, entre as quais dispositivos para recolha de dados biométricos para a emissão de documentos, informou hoje o Governo.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, referiu à Lusa que a implementação destas medidas "traduz-se no prosseguimento do esforço que foi feito durante este ano, relativamente à aquisição de quiosques móveis", que permitem reunir dados dos cidadãos nas vertentes Cartão do Cidadão, Passaporte e Vistos, e assim "reduzir o tempo de atendimento".

Em 2017, o Governo adquiriu 56 novos equipamentos que permitem a recolha de dados biométricos, num investimento de 340 mil euros, e "prevê-se a aquisição de mais 25 no primeiro trimestre de 2019".

"Há já vários postos que estão a receber os quiosques", disse José Luís Carneiro.

Além destes dispositivos, adquiriram-se neste ano 650 computadores para os postos consulares e diplomáticos em que se constata uma efetiva necessidade.

"Temos vindo a desenvolver e qualificar as condições para o atendimento, nomeadamente no posto consular de Londres", acrescentou José Luís Carneiro, acrescentando que o posto na capital inglesa "tem agora capacidade para 200 marcações por dia".

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas sublinhou que a modernização no Consulado-geral de Londres tem como objetivo melhorar o atendimento, através também do "aperfeiçoar de respostas tecnológicas, que visam garantir uma maior fiabilidade nas marcações, no atendimento".

"Houve já um conjunto de melhorias empreendidas durante o ano de 2017 e 2018. Temos vindo a desenvolver uma experiência de centro de atendimento consular, que realizou já mais de 12 mil atendimentos e que entrou em funcionamento em meados deste ano. Essa experiência vai ser extensível a outros postos", referiu.

O governante salientou que a intervenção no Consulado-Geral de Londres "enquadra-se no conjunto de reforço de meios humanos e capacitação dos postos consulares em termos tecnológicos".

Desde 2016 que o Consulado-geral de Londres recebeu 12 novos colaboradores, estando agora em curso a contratação de outros dois, enquanto o posto consular de Manchester recebeu seis trabalhadores.

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