Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Segundo a CNN Portugal, a grávida tinha sido observada na tarde de quinta-feira devido a um episódio de hipertensão. Depois de avaliada, recebeu alta e ficou com nova consulta marcada. Horas mais tarde, regressou ao hospital com um novo episódio de hipertensão.
Em comunicado, citado pela CNN Portugal e pelo Observador, a Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra (ULS Amadora/Sintra) confirmou que a mulher deu entrada no serviço de urgência de obstetrícia por volta da 1h50, transportada pelo INEM, em paragem cardiorrespiratória. A equipa médica realizou de imediato uma cesariana de emergência, e o bebé nasceu às 1h56, encontrando-se "neste momento sob vigilância médica, com prognóstico muito reservado."
A mesma nota refere ainda que, dois dias antes, a grávida "dirigiu-se assintomática" para uma consulta de rotina onde foi detetada hipertensão ligeira. Seguindo o protocolo clínico, foi observada na urgência de obstetrícia e acabou por ter alta com indicação para internamento às 39 semanas de gestação.
"A Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra lamenta profundamente o falecimento da utente e endereça sentidas condolências à família. Informa-se ainda que foi aberto um inquérito interno para apurar todas as circunstâncias associadas ao ocorrido", lê-se no comunicado.
De acordo com o diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia Amadora-Sintra, Diogo Bruno, em declarações à imprensa, "o seguimento da gravidez não foi o ideal".
Recorde-se que, no início deste mês, a diretora clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra para a área hospitalar, Diana Sousa Mendes, tinha feito um pedido de cessação de funções.
As urgências do Hospital Amadora-Sintra registam tempos de espera elevados, que chegaram a ultrapassar as 15 horas para doentes urgentes (pulseira amarela), devido a um pico de afluência de utentes.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários